Favoritos

Bookmark and Share

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Modelismo

O Modelismo é a recriação em escala reduzida de modelos de carros, navios, aviões, helicópteros, comboios, etc. Tal recriação pode-se destinar a atividades profissionais, mas de um modo geral tem um carácter recreativo. Cada modelo recriado obedece a escalas específicas, normalmente escalas lineares que servem para estabelecer uma relação entre as dimensões do objeto real e do modelo recriado. Como uso profissional, destaca-se o uso de modelos e maquetes para levantamento de dados como flutuabilidade, resistências mecânicas, aerodinâmicas, hidrodinâmicas, etc.
Existem variados tipos de Modelismo, que vão desde o Aeromodelismo, Automodelismo, Modelismo em Papel e Modelismo em Plástico.
Neste blog vou apresentar modelos principalmente em papel e plástico.
No modelismo em plástico, a maioria dos kits são fabricados pelo processo de injeção de termoplásticos usando como matéria prima o poliestireno. Os kits são acompanhados de um manual com instrucções de montagem, pintura e folhas de decalque. As peças são unidas com cola específica para esse material, podendo ser líquida ou pastosa. Para a pintura são usadas tintas também específicas para plastimodelismo.
O Papercraft (modelismo em papel) é um método de construção de objectos tridimensionais a partir de papel, semelhante ao origami. Contudo, distingue-se em que a construção geralmente é feita com vários pedaços de papel, e esses pedaços são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente. Uma vez que os modelos de papercraft podem ser facilmente impressos e montados, a Internet tornou-se um meio popular para a sua divulgação.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião!